13/12/2021 às 17:42

Eventos Sustentáveis

7
3min de leitura

Sustentabilidade é um tema que vem ganhando força nos mais diversos nichos, no setor de eventos não poderia ser diferente.

Já parou para pensar na quantidade de eventos que acontecem pelo país ?

Casamentos sustentáveis estão se tornando cada vez mais comuns. Existem algumas iniciativas no país para incentivar os casais que podem começar a pensar, desde a concepção do casamento, como provocar menos impacto ao meio ambiente.

Talvez você se lembre do casamento da Sasha Meneghel: por ser vegana, todos os itens do seu casamento foram pensados para provocar o menor impacto possível ao meio ambiente. O convite do casamento foi produzido utilizando folha de bananeira ( capa do convite), papel semente (envelope) e o corpo do convite ( texto) em papel 100% de algodão.

Convite desenvolvido pela empresa @personalisee

São muito eventos sociais acontecendo no Brasil, já imaginou a quantidade de resíduo material que é produzido em cada um deles? Posso te dizer que infelizmente, muito lixo é gerado e quem nem sempre o descarte é feito de forma ideal.

Está mais que na hora de pensarmos em como contribuir com a redução do impacto ambiental na realização dos casamentos. E isso já precisa ser concebido no início do planejamento de cada evento.

Aqui vou colocar uma lista de como podemos contribuir na redução do impacto ao meio ambiente, pensando em Redução, Reutilização e Reciclagem ( os 3 R´s de um pensamento sustentável):

  1. Não forneça lembrancinhas que usam plástico em sua composição. Lembrancinhas precisam ser úteis, chega de fornecer itens que não servem para nada e serão descartadas ao final do evento;
  2. Faça convites usando papeis recicláveis e biodegradáveis. Hoje em dia está muito comum fazer convites digitais e usar sites de casamento.
  3. Casar durante o dia, aproveitando a luz natural (reduzindo o consumo de energia elétrica).
  4. Contratar fornecedores locais, diminuindo deslocamentos e consequentemente, emissão de gás carbônico em todo o transporte que vai acontecer para a realização do seu casamento.
  5. Na decoração, o menos nunca foi tão mais. Priorize flores plantadas ( a espuma floral é muito tóxica ao meio ambiente). Busque uma empresa parceira e antenada no tema.
  6. Para os trajes dos noivos, já existem tecidos que respeitam o meio ambiente , são ecologicamente responsáveis. Muitos estilistas já se preocupam em oferecer ternos e vestidos que respeitam o meio ambiente em toda sua cadeia de produção.
  7. Priorizar cardápios com alimentos produzidos na região onde o casamento irá acontecer, é uma atitude sustentável.
  8. Embalar o bem casado com tecido ou papel orgânico ( geralmente ele é embalado com papel crepom ou plástico).
  9. Invista no RSVP ( confirmação de presença da lista de convidados), é uma maneira de diminuir as sobras e o desperdício no dia do evento.
  10. Também precisamos que os convidados criem a consciência de que quando eles confirmam e não aparecem, geram um desperdício que poderia ter sido evitado.

Aqui na empresa, já adotamos o RSVP como tarefa em qualquer plano contratado para assessoria e cerimonial, desde 2018. Fazer essa atividade , promoveu uma assertividade maior nos ajustes finais do planejamento, gerando menos desperdício no buffet, compra desnecessária de bebidas e readequação de mesas dos convidados (menos mesas extras para evitar surpresas no dia).

Espero que você tenha gostado desse conteúdo e que possa repensar o projeto do seu casamento.


13 Dez 2021

Eventos Sustentáveis

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

casamentos sustentáveis eventos sustentáveis

Logo do Whatsapp